O Asana e a Alma

"Não basta que a mente e o corpo estejam fazendo o ásana. Você precisa estar nele; tem de colocar nele a sua Alma. Como realizar o ásana com Alma? Isso só pode ser feito com o órgão do corpo que está mais perto da Alma - o coração. Portanto, o ásana virtuoso parte do coração, não da cabeça. Assim, você não apenas o está fazendo, como está nele. Muitas pessoas tentam pensar em como fazer o ásana, mas você deve sentir como fazê-lo, por meio do amor e da devoção." B.K.S.Iyengar
........................................................................................................................

Era uma vez uma extraordinária poetisa do amor essencial, chamada Lallâ-Vâkya, que viveu no século XIV d.C., na Caxemira. Era uma buscadora constante da conexão com Shiva, entendido aqui como a consciência pura. Era realizada no Si Mesmo e conhecia, por experiência própria, os segredos de uma prática que culmina com a dissolução do Eu individual no Si Mesmo transcedental.

Neste belo trecho, traduzido para português da melodiosa língua caxemiriana, ela parece descrever uma de suas experiências com o despertar da energia Kundalini.
"Depois de atravessar as seis florestas (os chacras, ou centros psicoenergéticos do corpo), a parte lunar gotejava. A Natureza foi sacrificada junto com o espírito/respiração (pavana). Com o fogo do amor, abrasei meu coração. Assim cheguei a Shankara (Shiva, ou o puro ser-consciência)."

Inspirado em texto extraído do livro "A tradição do Yoga", de Georg Feuerstein.