Osteoporose & Yoga para mulher: prevenção e controle


Por Fabiana Rodrigues Barbosa | Moksha Yoga








O QUE É OSTEOPOROSE?
É a perda de células ósseas, tornando os ossos enfraquecidos. Em casos graves, chega a ocorrer porosidade, propensão à fratura e perda da função esquelética de sustentação e proteção de órgãos internos, fragilizando a saúde geral.

POR QUE A MULHER?
A maioria das mulheres é mais suscetível que os homens à incidência de osteoporose, pois têm ossos menores e mais finos, tendendo à menor densidade que os masculinos. Na  menopausa, quando fica reduzida a produção de hormônios (como o estrogênio, que estimula o anabolismo – nome dado a todos os processos de adição de elementos no corpo, enquanto o catabolismo é o nome dado aos processos de perda), isso se agrava. Alguns dos hormônios anabolizantes estimulam a produção de cálcio – e a formação de células ósseas –, outros a deposição e a fixação do cálcio nos ossos, finalmente prevenindo a osteoporose.

LEMBRANÇA AGRADÁVEL
“Yoga é ideal para a mulher: seu corpo é macio e flexível, diferente do masculino, que é rígido, grosseiro e robusto. Yoga desenvolve elasticidade, e parece que o Criador favoreceu a mulher em fazer seu corpo ajustável ao Yoga. Os músculos dela são macios e leves comparados aos dos homens, que são largos e pesados. Sua estrutura esquelética é menos ampla. Ela tem o poder de resistir à pressão física e mental mais longamente que os homens, e isso não tem a ver com força física ou poder de resistência, mas é um presente único da natureza a ela.” **  

OS HORMÔNIOS
Tantos os hormônios anabolizantes (que estimulam produção) quanto os que estimulam fixação são essenciais. Não adianta ter boa produção de cálcio se não temos boa fixação, pois ele pode estar circulando no sangue e/ou sendo eliminado pela urina e suor ao invés de ser fixado. Em um exame de urina e/ou sangue é possível pedir a calcenia – dosagem da taxa de cálcio, e assim avaliar se há boa fixação ou se estamos eliminando acima do normal.

O CÁLCIO
O cálcio é a matriz do osso, a matéria-prima. Funciona como uma liga, um cimento: quanto mais cálcio, mais as células ósseas estarão unidas, densas. Atenção: num organismo adulto, excesso de cálcio não é bom. Naturalmente os ossos crescem pelas extremidades, que vão se espessando, aumentando o tamanho final do osso. Se as extremidades dos ossos (que necessariamente se encontrarão em articulações) são muito adensadas, e o corpo adulto não vai mais crescer proporcionalmente a este adensamento, tendemos a ter articulação comprimidas, enrijecidas, com menos “espaço” e mobilidade.

OS HÁBITOS
A formação de novas células ósseas é a meta da prevenção (e do impedimento da evolução, no caso de quem já sofre do mal) da osteoporose. Isto se dá pelos seguintes fatores:
1. Alimentação rica em cálcio (leite e derivados e vegetais de cor verde escura). Evitar café e álcool em excesso, que dificultam a fixação de cálcio.
2. Exposição ao sol (da manhã ou final de tarde com filtro solar). O sol estimula a produção endógena (pelo próprio corpo) e possibilita a função da vitamina D no organismo, que atua na fixação de cálcio.
3. Exercícios físicos. Tanto a descarga do peso do corpo contra o esqueleto ósseo como a contração muscular são impactos gerados contra que estimulam a fabricação de células ósseas, diminuindo sua perda. Isso ocorre pois o músculo insere-se no osso por meio do tendão. Ao contrair o músculo, estamos tracionando os ossos, e estimulando a fixação do cálcio e a densidade óssea.

OSTEOPOROSE & YOGASANAS (posturas de Yoga):
Quanto mais ereto o corpo estiver, maior será a descarga do peso corporal contra o esqueleto ósseo e a contração muscular para mantê-lo firmemente sustentado, o que impactará os músculos contra os ossos. Abaixo uma lista de alguns Asanas em cuja execução isso ocorre com intensidade:
-       Posturas em pé, se possível com pequenos saltos para nelas entrar: Tadasana, Utthitta Hasta Padasana, Utthitta Trikonasana, Utthitta Parsvakonasana, Virabhadrasana 1
-       Quatro apoios: Adhomuka Svanasana + Ekapada Adhomuka Svanasana
-       Invertidas completas com bastante ação muscular: Adhomuka Vrksasana, Salamba Sirsasana.

Ilustrações: Fabiana Rodrigues Barbosa.
** Citação: “Iyengar Yoga for motherhood”, de Geeta S. Iyengar, Rita Keller e Kerstin Khattab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Deixe seu comentário.