Eu sou a mulher, eu sou a deusa


A monja Maya Tiwari inspirou mulheres e homens durante seu workshop de 22 a 24 de agosto.

Maya dedica completamente sua vida ao Amor, o que ela entende como dividir a luz com cada uma das pessoas e seres enquanto se assenta em si mesma. E se a palavra "Asana" significa "Assento", podemos perceber a importância e enorme contribuição da prática destas posturas físicas ao processo de encontro com nossa verdadeira essência.

Ela ensinou uma sequência que chama de Passos de Cura, uma prática profunda de Yoga com micromovimentos que ajudam a recuperar os movimentos, fortalecer o prana (energia vital) e vitalizar a vida espiritual, independente de questões religiosas. Esta prática tem sido a espinha dorsal do trabalho que realiza na Mother Om Mission, onde ensina a medicina cura interior e uma educação integral para a vida toda do indivíduo, da família e da comunidade.
Mother Maya se define como "um ser que se desdobra continuamente sob a Luz Maternal e segue nessa jornada em direção a moksha (liberdade de todas as correntes das ações e reações)". Curou-se de karmas (ações) e cicatrizes ancestrais das quais se tornou consciente durante a época que conviveu com um câncer de ovário (aos 23 anos), sentindo a completude de liberdade de seu espírito, um sentimento do qual diz sempre ter estado consciente.
Ao ser questionada sobre como o Yoga pode modificar o mundo coletivamente, responde: "o propósito do Yoga é o descobrimento da harmonia interna, bem-estar e paz. Uma das formas comprovadas de expandir a consciência é a védica. Se cada um de nós conseguir se comprometer com a harmonia interna, ahimsa (não violência), teremos uma poderosa paz permeando cada um dos corações no mundo. Aplicando o Yoga como forma de conquistar e fortalecer nossa consciência individual, ajudaremos na ignição da chama eterna do Amor e Sabedoria que afetará e curará tudo. Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos. Transformação começa dentro de nós! Essa é a mensagem e o trabalho do tour mundial que tenho feito chamado Living Ahimsa. Quanto mais luz conseguimos dar para contribuir com a consciência universal coletiva, mais o mundo inteiro é confortado por gentileza, nutrição pelo amor e banhado em consciência. Esse é o propósito sagrado de minhas viagens pelo mundo."
Despertando a atenção para a força do feminino, entendido como nutrição, cuidado, recolhimento, em um dos intervalos entre as práticas que ensinava, Maya pediu que repetíssemos:
"Eu sou a mulher,
eu sou a deusa,
eu sou a lua,
eu sou a mãe.
Eu criei o tempo,
eu posso gastá-lo."
Assim, recitando estas palavras com intenção verdadeira, alimentamos o carinho pelas práticas de auto-cuidado e de nutrição da grande força interior que todos possuímos: Shakti!
Aspas de Maya Tiwari extraídas de trechos da entrevista que pode ser encontrada na íntegra no link Yoga Pela Paz 2011.