"Quando
uma pessoa conecta a alma à pele e a pele à alma, quando existe a verdadeira
comunhão entre as células do corpo e as da alma, temos a prática holística ou
integrada, porque a totalidade do sistema humano foi integrada numa única
unidade, em que corpo, mente, inteligência, consciência e alma se reúnem [...] Embora a ciência, a medicina e a psicologia tenham feito notáveis progressos ao longo de muitos séculos, nenhuma delas pode definir a fronteira entre corpo e mente, ou entre mente e alma. O Yoga é um caminho para alcançar a integração. Mas de onde vem o estado de desintegração? Decorre das aflições da vida: da falta de conhecimento, de entendimento, do orgulho, dos apegos, do ódio, da malícia, do ciúme e da inveja. Estas são as causas das aflições responsáveis pelas doenças físicas, mentais, espirituais." B. K. S. Iyengar. Saúde como Totalidade. In A Árvore do Ioga, parte III – Ioga & saúde. Tradução Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: O Globo, 2001.
"Yogah Cittavrtti Nirodhah". Yoga Sutras de Patañjali 1.2.
A restrição das oscilações da consciência é Yoga.
Quando não mais oscilante, a consciência flui integrada entre corpo, mente, espírito, alma de modo fluido, contínuo, envolvendo-os um no outro. Assim o ser torna-se, não só verdadeiramente realizado e único no mundo, mas também uno com o todo.
"Yogah Cittavrtti Nirodhah". Yoga Sutras de Patañjali 1.2.
A restrição das oscilações da consciência é Yoga.
Quando não mais oscilante, a consciência flui integrada entre corpo, mente, espírito, alma de modo fluido, contínuo, envolvendo-os um no outro. Assim o ser torna-se, não só verdadeiramente realizado e único no mundo, mas também uno com o todo.