A lua cheia de maio e a expansão da consciência

Na lua cheia de maio de 1921 nasceu em Jamalpur, Índia, um homem chamado Prabhat Ranjan Sarkar. Desde então a data, comemorada nesta quinta-feira 27/05, é considerada muito auspiciosa.

Sarkar ensinou meditação yóguica para muitos, e mais tarde criou a organização socio-espiritual chamada Ananda Marga, passando a ser conhecido por seu nome espiritual Shrii Shrii Anandamurti. Acreditava que a humanidade se encontra sim num estágio de evolução e expansão da consciência, e contribuiu para tal. Acreditava que antes da 2ª Guerra Mundial a maioria dos homens não estava ainda preparada para tanto, por isso conflitos como este se tornam marcos na percepção desta necessidade. Podemos fazer um paralelo para nossas pequenas vidas, levando atenção para cada situação difícil como uma oportunidade, que deve ter seu potencial ampliado, acelerando nossa evolução.

A principal ferramenta no trabalho de Sarkar pela evolução da humanidade foi o amor. Por isso ele ganhou o apelido de Baba, que na Índia significa "querido". É como os pais chamam amorosamente os filhos, e vice-versa. 

Fundou a primeira organização não-governamental do 3º mundo, que trabalha para alívio e socorro de grandes catástrofes como o Tsunami, por exemplo. Propôs uma teoria  sócio-econômica humanista que desafia o capitalismo e o comunismo. Para realinhamento das artes com o espírito dos Homens, fundou a RAWA. Propôs um novo conceito em ciência e psicologia chamado Microvita, e um sistema holístico de educação, com base nos princípios do Neo-humanismo. Foi uma fonte de sabedoria em ecologia, questões femininas, linguística, história, agricultura, entre outros. Moralista, expositor incansável da corrupção, se opôs ao governo autoritário Indira Gandhi, recusando-se a manter o silêncio sobre a exploração social, passou sete anos como prisioneiro político e sobreviveu a uma tentativa de envenenamento na prisão. Quando ressurgiu, suas idéias haviam se espalhado por todo o mundo, até hoje. 

Em São Paulo seus ensinamentos podem ser vivenciados, entre outros, pela Dra. e Monja Susan Andrews, que vive e coordena o Istituto Visão do Futuro, um lindo Parque Ecológico em Porangaba, interior do estado de SP. Há também opções de cursos e vivências em uma sede menor, na cidade de São Paulo, capital.

Baba faleceu em 1990, e muitos continuam seu trabalho mundo afora, abrindo o coração da humanidade para a necessidade da expansão da consciência.

....................................................................................................

"Aquilo que torna a mente leve, forte e vigorosa, de modo a manter-se num estado equilibrado, mesmo numa condição de dor – aquilo que perpetuamente cria um sentimento interno prazeroso, é chamado amor" P. R. Sarkar

"Treine-se no ideal do lírio, que floresce no pântano e tem que permanecer envolvido na luta diária pela existência, defendendo-se, firmando-se e combatendo os choques da água lamacenta, das tormentas, dos gritos, dos choros, e das diversas vicissitudes da sorte, e entretanto não esquece a lua lá no alto." P. R. Sarkar 

2 comentários:

  1. Namaskar Fabi, adorei o texto e as palavras acima descritas, hoje realmente é um dia fantástico. To sabendo que você vai para o Parque também, nos encontraremos mais tarde. Beijos Dani(VF-SP)

    ResponderExcluir
  2. Namaskar, Dani!
    Foi linda mesmo a noite de meditação da lua cheia no Parque, e foi lindo também o Satsanga na terça passada aí com vocês.
    Beijos, queridona!
    Fabi

    ResponderExcluir

Olá. Deixe seu comentário.