O QUE É YOGA?

Yoga é Samadhi, Iluminação. Yoga é desenvolver todas as potencialidades e possibilidades que o Ser Humano é capaz. Yoga é o poder de transformar a agitação desenfreada em que vivemos, em calma e serenidade; é transformar a rigidez e a tensão em que nos encontramos, em abertura e flexibilidade; a ignorância em sabedoria; as emoções negativas em puro amor; e fazer brotar uma alegria genuína por existirmos.
Quando a palavra Yoga é mencionada, muitas pessoas pensam imediatamente em algumas posturas físicas para relaxar e tornar o corpo forte e flexível. Este é um dos aspectos desta ciência mas, na verdade, essa é só uma pequena parte e relativamente recente em seu desenvolvimento.
Originário da Índia , os primeiros relatos escritos sobre Yoga datam por volta de 5000 a.C.. A palavra Yoga vem de “yuj”, em Sânscrito, uma das línguas mais antigas, que significa ligar, unir. Yoga é a união do indivíduo com o Universo, é estar em perfeita harmonia com tudo e todas as coisas.
Como um diamante lapidado, o Yoga possui diversas facetas, diversas linhas como: Raja Yoga, Bhakti Yoga, Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Jãnana Yoga, entre outras. No Ocidente, a que se destacou mais foi o Hatha Yoga, que se baseia em asanas – posturas – como via principal para se alcançar o Equilíbrio. Atualmente o homem encontra-se tão distante do seu próprio corpo, desconectado da vida que flui nele, que os asanas são um meio de trazer a atenção para dentro de si.
Nosso corpo, como todo precioso instrumento, precisa ser constantemente afinado para desempenhar harmoniosamente suas funções. E os asanas são as chaves para esse afinamento.
Fonte: http://iyengaryogafloripa.com.br Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=SQMv7nb4HLU

2 comentários:

  1. Fabizinha, vc falou tudo. A yoga tem sido exatamente o que vc descreveu: cada aula, cada dia, cada conquista, me sinto mais equilibrada e com mais noção de quem eu sou e de como é meu corpo. Estou aprendendo a me sentir. Isso é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Sim, que bom ouvir isso, Carô!
    A prática é uma jóia que devemos cuidar diariamente. E o melhor é que ela não está só no tapetinho, mas em tudo o que fazemos na vida. Yoga significa unir, juntar, conectar, e implica em auto-conhecimento, coerência interna, muita força de vontade e principalmente onde tudo começa: fé em você mesma.
    Grande beijo!
    Namaskar!
    Fabi

    ResponderExcluir

Olá. Deixe seu comentário.