DIGESTÃO EM ORDEM NO INVERNO

No o tempo frio nosso corpo gasta muita energia para se manter aquecido, portanto alguns sistemas podem ficar mais lentos. Algumas pessoas tendem a ficar com a digestão "preguiçosa", e isto pode trazer vários tipos de mal-estar (como erupções de pele ou prisão de ventre, entre outros), pois o organismo não elimina suficientemente as toxinas. A constipação crônica é considerada uma doença do aparelho digestivo.
Além de beber muita água e manter olho vivo no que anda comendo neste inverno, para não exagerar em alimentos  que trazem saciedade rápida (como farinhas, açúcar, gorduras) mas atrapalham o processo digestivo, veja aqui a dica da Marina Rodrigues Barbosa, que é  Nutricionista Esportiva e Fitoterápica...  e mantenha assim seu belo sorriso no rosto.

FARELO MATINAL 
(rendimento 1Kg)

INGREDIENTES
½ xíc
de chá de Canela em pó
½ xic
de chá de Gengibre em pó
1xic
de chá Gérmen de trigo
1xic
de chá Levedo de cerveja
2xics
de chá de Semente de linhaça
1xic
de chá de Farinha de linhaça
3xícs
de chá de Aveia em flocos grossos
1xic
de chá Farelo de trigo
½
xic de de chá Açúcar mascavo
Uvas passas (opcional)

MODO DE FAZER: misturar tudo e guardar num pote de vidro com tampa de rosca, em lugar seco, fresco e à sombra. 

As propriedades nutricionais terapêuticas do Farelo matinal são determinadas por seu alto conteúdo de fibras, vitaminas do complexo B, assim como pelas propriedades estimulantes e digestivas. 

A aveia, principalmente de flocos grossos, farelo de trigo, gérmen de trigo, levedo de cerveja, semente e farinha de linhaça são fontes alimentares de fibras, tanto solúvel como insolúvel, que contribuem para melhor funcionamento intestinal, redução do colesterol (absorção e excreção), melhora da aparência da pele, assim como eliminação de toxinas e impurezas da dieta usualmente consumida. Grãos integrais, de maneira geral, são boa fonte de vitaminas do complexo B, que regulam o metabolismo energético no organismo, e minerais, como zinco e cromo.  

A canela e o gengibre possuem propriedades estimulantes, digestivas e anti-sépticas. O gengibre também contribui com diminuição de enjôos e náuseas. A canela pode ser utilizada como contribuinte da redução de ansiedade, neste caso, não sendo utilizada no Farelo matinal. Sendo melhor deixar dois paus de canela na água, dentro da geladeira e consumir a mesma ao longo do dia. Porém, este dois itens devem ser evitados por gestantes ou mulheres em período de aleitamento ou que tenham fluxo menstrual muito intenso, por sua ação vasodilatadora.  

O açúcar mascavo é boa fonte de energia rápida, carboidratos simples de rápida absorção, e minerais. Podendo ser opcional na receita, assim como a uva passa.  

Vale ressaltar que a comprar dos ingredientes deve ser feita em lugar seguro, evitando comprar os ingredientes em pó. Se possível triturá-los no liquidificador em casa. Por exemplo, o gengibre, o ideal é comprá-lo inteiro e bater no liquidificador/processador, assim como o farelo da linhaça. 

SUGESTÃO DE USO
Adicionar o Farelo matinal em frutas ou iogurtes naturais e  leite quente, (se você não for lacto-vegetariana). Evitar consumir mais do que uma xícara de chá por dia, pois alimentos muito ricos em fibra, se consumidos excessivamente podem reduzir absorção de vitaminas e minerais, como ferro.  

MARINA RODRIGUES BARBOSA
Nutricionista Esportiva e Fitoterápica
CRN3 23554

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Deixe seu comentário.