EXCESSOS MENTAIS / EMOCIONAIS



O nome popular para EXCESSO DE ATIVIDADE MENTAL/EMOCIONAL é Ansiedade. Sinal dos tempos, de uma cultura que valoriza como qualidade nobre a inteligência mental. Seu excesso deixa a inteligência emocional e a inteligência corporal confusas e, com o tempo, entumecidas, embotadas, ou seja, a médio prazo tende a se avizinhar uma espécie de sensação de insatisfação, como se não pudéssemos "dar conta" de tanta intensidade (e não podemos mesmo, se em desequilíbrio). Ou seja, ironicamente, esta hiperatividade mental torna-se frustração e não estranhamente um início de depressão pode tomar conta. De um pólo a outro, saltando entre estados radicalmente opostos, logo vem a exaustão, a baixa imunidade, e o corpo começa também a padecer.

Cuidar-se antes de chegar a este ponto, permanecendo no fio da navalha, no caminho do meio é a melhor atitude para o equilíbrio psicofísico. O que em hipótese alguma significa se anestesiar. As intensidades são necessárias pra nos manter fortes, mas nunca em excesso. Esta é a difícil arte do auto-estudo.


Em Iyengar Yoga fazemos posturas em pé pra ativar pés, pernas e quadril, pois ao distribuir o excesso de energia mental (que não raro traz tensões na cabeça, pescoço, trapézios e ombros) para todo o corpo ajudamos a "organizar" os pensamentos e sensações.


Ao mesmo tempo, se há agitação mental, o praticante não é capaz, logo de cara, de entrar numa postura restauradora ou “calmante”. Ele precisa primeiro direcionar toda esta energia "para algum lugar", o que  funciona realizando posturas exigentes fisicamente. Convocar energia física demanda energia mental, e assim as duas se equilibram.


Um bom exemplo é Virabhadrasana 2, postura do guerreiro (imagem acima). O nome já aponta o quanto é exigente. E as flechas que indicam (em vermelho) as ações internas necessárias para conquistar o alinhamento saudável do corpo no Asana, também.


Corpo É mente e mente É corpo. Convocar os dois ao mesmo tempo para a realização de uma tarefa exigente como a execução de um Asana com refinados alinhamentos equaliza nossa energia vital e aprimora a inteligência saudável, aquela inteligência superior, mais completa.