Yoga cura insônia? Ansiedade? E depressão?



Uma pessoa me escreve dizendo que estava pensando em fazer aulas de yoga mas adiou o plano, pois o motivo era uma crise forte de insônia (causas desconhecidas por mim), sendo assim decidiu procurar um psiquiatra (que a medicou) e um acupunturista (pra não ficar só nos remédios alopáticos).


É claro que cada caso é único, mas como já vi isso acontecer inúmeras vezes, decidi escrever, até pra organizar melhor a resposta pra mim mesma e não deixar passar nada do que realmente penso.

Para ser professora sou, antes de tudo, praticante de yoga. Já presenciei inúmeras vezes alunos dizerem a seus professores que faltaram na aula por não terem passado muito bem, e ouvi o professor responder: "mas é justamente aí que você deve vir pra aula." Por quê? É que a prática vai mexer com tudo aí dentro, equilibrar seus sistemas (nervoso central, digestivo, endócrino, respiratório, reprodutor, excretor), silenciar sua mente, te colocar em contato com o que está sentindo, e com certeza você vai sair melhor do que entrou, após uma sessão de posturas restauradoras.

Então Yoga é terapêutico? Também. Mas antes de tudo, lembre-se: a prática regular de Yoga mantém sua saúde geral em ótimo estado, pois cuida do ser como um todo. E por isso é tão poderosa. No yoga trabalhamos a mente, a consciência, o subconsciente e o inconsciente, por meio do corpo. Tonificamos e flexibilizamos corpo e mente. Assim aprendemos a observá-los e usá-los todos combinados, como numa dança, poderosa ferramenta que são.

Então sobre depressão e ansiedade, gostaria de
contar alguns casos. A prática de yoga ajuda muito este tipo de sintoma e vai além, tratando profundamente as possíveis causas.

Um aluno que veio até mim sofrendo de insônia, dormia em média 2 a 3 horas por noite há anos. Tinha dificuldades respiratórias e muita agitação mental. Uma pessoa extremamente inteligente, empresário bem-sucedido. Passou a praticar comigo posturas contra insônia e ansiedade, e também trabalhamos bastante para "abrir o peito", fazendo sangue novo fluir nos pulmões e trazendo mais espaço para a região do esterno, onde fica também a glândula Timo, um dos principais responsáveis pelo sistema imunológico. Após um mês praticando duas vezes por semana ele melhorou significativamente: dormia mais horas e com mais qualidade, conseguia administrar tensões com a consciência na respiração e na situação do corpo (alinhamento da coluna vertebral e outras articulações, tônus e relaxamento muscular). Se volta a ter uma crise de insônia, levanta da cama, faz uma permanência de 15 minutos na postura salamba sarvangasana (ilustração acima), e depois dorme como um anjo, por mais 4 horas, em média. Após um Savasana (postura do cadáver, usada como relaxamento de 5 minutos apenas depois da prática de posturas), ele diz que sente como se a cabeça diminuísse de tamanho e ficasse mais leve. É como entrar numa piscina num dia muito quente: alívio. E ele vai melhorar mais, se continuar praticando com frequência.

Outros alunos já se curaram com yoga. Eu mesma já desfrutei dos benefícios da prática em situações difíceis da minha vida, que poderiam ter me desestruturado muito.

Imagino que vc já tenha se dado conta de que, infelizmente, alguns dos males mais comuns do que podemos imaginar na sociedade atual são insônia e ansiedade, que algumas vezes acabam acarretando depois de um tempo depressão ou melancolia. E a boa notícia é: com yoga os benefícios vêm rápido, ao final de uma prática você já pode sentí-los, porque as posturas agem num nível orgânico profundo.

A revista Época de jun/2011 publicou: “Pesquisadores do Instituto MD Anderson Cancer Center, uma das maiores instituições para o tratamento da doença, relatam que Yoga ajuda no tratamento de Câncer”… “O hospital A.C. Camargo, de São Paulo, já tem usado yoga para recuperar pacientes”. Além disso o método também é usado na cura de depressão, ansiedade, stress, hipertensão, insuficiência cardíaca, doenças pulmonares, artrite e artrose, fibromialgia, obesidade, entre outros. Um grupo de cientistas e médicos americanos se internaram na Índia, na escola do mestre B.K.S. Iyengar, e estão sistematizando os conhecimentos da prática de Iyengar Yoga contra Alzheimer. Enfim, a lista de benefícios é enorme.

Pode ser interessante combinar, mas como na cozinha, há que se cuidar na escolha dos ingredientes que vão pra mesma panela. Na minha opinião, a prática yogue e a psicanálise ou psicoterapia (que trazem cura pela fala e pela elaboração de questões internas), se é algo que te interessa, podem ser complementares. Eu mesma já usei esta combinação e gosto! Acupuntura também é legal, vai atuar pontualmente quando há questões mais drásticas. Mas, o mais importante é: habitue-se a dar ouvidos à sua intuição. Todos nós temos. Busque, em momentos de silêncio, lá no fundo, o melhor caminho, o que mais preserva sua integridade, sua natureza, sem agredir o entorno. Cada pessoa tem um histórico, mas em geral, diz o professor Sandro Bosco, da escola
Yoga Dham em São Paulo, "os remédios fornecem ao seu corpo as químicas em deficiência, mas deixam-no 'preguiçoso', pois passa a entender que o problema está sendo resolvido, mesmo que por um agente externo, e pára de vez de se esforçar para produzí-las." Puxa, mas seu corpo sabe como fazer! Talvez você só precise lembrá-lo. Há neurônios em todas as células de todos os órgãos. "As posturas de yoga equilibram a química do corpo, elas 'conversam' com a inteligência fisiológica, é uma bela alquimia. Muitas vezes você não vai precisar dos remédios. Mas é importante observar e sentir a prática, reconhecer seus efeitos quando eles vierem", diz Bosco.

Meu amor pelo yoga cresce ainda mais tendo testemunhado nestes últimos 12 anos de minha vida, eu mesma e muita gente superando diversos males tendo o yoga como ferramenta. Hoje quase nunca fico doente, e quando fico, me trato com posturas. Elas são uma terapia. E se tenho que complementar, procuro ervas naturais (fitoterápicas) que nutrem, são menos agressivas e geram menos efeitos colaterais.

Quase todas as respostas estão mesmo dentro da gente, e o que encontramos nesta busca é a verdadeira sabedoria: a sabedoria pessoal, intrínseca, que nasceu com você e se desenvolve ao longo de seu caminho nesta vida (se você cuidar pra que isso ocorra)!
Só é preciso um pouco de calma pra ouví-la. O que você realmente precisa? O que você quer? De tudo o que o mundo oferece, o que conversa com seus valores e tem portanto mais chances de funcionar pra você? E dentro disso, qual é o nível de esforço que você de fato está disposto a manter, pra evoluir gradualmente na arte que escolheu como ferramenta para se desenvolver como ser humano?

Sobre o yoga, posso te contar o seguinte: refina sua inteligência e capacidade física e mental para administrar oscilações. Então, além dos benefícios específicos para os males que possam estar te consumindo, você vai aumentar rápido e significativamente sua saúde geral e bem-estar, seu amor próprio, sua capacidade de auto-cura, vai conseguir compreender melhor tudo o que está acontecendo, transformar a dificuldade em aprendizado e reverter toda a situação a seu favor.

Então após ler este post, feche os olhos, faça uma longa inspiração seguida de uma longa expiração, solte os ombros pra trás e pra baixo, espalhe o peito pros lados e sinta a brisa fresca de clareza vindo de dentro. E boa sorte em sua jornada!

Ilustração: Fabiana Rodrigues

2 comentários:

  1. Fabi! tudo bem?
    Ler o seu post me fez sentir a brisa fresca e deu saudade das conversas sobre yoga, psicologia...Muito bom.
    Abraçao e um ótimo 2012
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Marcos!
    Puxa! Sim, quanta saudade de tantas trocas boas!
    Vem praticar com a gente em março pra gente atualizar!
    E que esta brisa fresca traga um 2012 auspicioso pras suas buscas!
    Bjs,
    Fabi

    ResponderExcluir

Olá. Deixe seu comentário.